top of page

Segurança no trânsito: a importância da iluminação pública nas vias e estradas

  • Foto do escritor: Thais Mariano da Costa
    Thais Mariano da Costa
  • 10 de jul. de 2023
  • 2 min de leitura

ree

Uma iluminação pública de qualidade é necessária para que as pessoas possam circular com tranquilidade pelas cidades. Além de oferecer conforto, ela diminui casos de violência nas ruas. Mas há outro grande benefício: a segurança no trânsito.


Isso porque uma boa iluminação melhora o raio de visibilidade e contribui para o motorista perceber o perigo com antecedência. Logo, é fundamental para evitar acidentes. Além de provocar prejuízos financeiros, os acidentes de trânsito são considerados um problema de saúde pública no Brasil. Eles ceifam inúmeras vidas e abarrotam hospitais.


Desse modo, os acidentes também geram gastos astronômicos aos cofres públicos. Para se ter uma ideia, o custo médio associado para cada veículo envolvido em acidente de trânsito é na ordem de R$12.000,00 reais.


Não é difícil compreender o porquê a iluminação pública faz toda a diferença para a segurança no trânsito. Quem dirige sabe a dificuldade que é encarar o volante à noite em locais sem iluminação. É indiscutível: o risco é alto! Assim, o tema é tão importante que mobilizou diversos estudos sobre indicadores de acidentes relacionados às condições de iluminação das vias de circulação.


Um estudo da Universidade Estadual Paulista, por exemplo, fez uma comparação em trechos de rodovias federais em períodos anteriores e posteriores à implantação de iluminação pública. De antemão, saiba que os resultados foram expressivos.


Em um dos trechos analisados, a redução no número de acidentes chegou a 35% e de feridos, 34,9%. Mais significativa foi a queda no número de mortos, que foi de 69%. O levantamento, portanto, atestou que a presença de iluminação pública garante maior segurança no trânsito.


Riscos de pedestres e ciclistas em vias e estradas mal iluminadas

No trânsito, pedestres e ciclistas são o lado mais frágil. Logo, correm maior risco em vias e estradas escuras. Sem uma boa iluminação, fica mais difícil para o motorista visualizar à noite se alguém atravessa a rua em sua frente. Desse modo, qualquer distração nessas condições pode ser fatal.


Infelizmente, no período noturno acontecem boa parte dos acidentes com pedestres, sobretudo em locais em que a iluminação é precária. O inquérito da VIVA (Vigilância de Violência e Acidentes) de 2014, divulgado pelo Ministério da Saúde, apontou que 33,6% das ocorrências que vitimizaram pedestres ocorreram à noite.


A Organização Pan-Americana de Saúde também reconhece o grande risco que pedestres correm de serem atropelados por conta de condições de baixa iluminação. Por isso, o Manual de Segurança Viária para Gestores e Profissionais da Área da entidade recomenda aos gestores públicos investimentos em iluminação pública eficaz para a segurança no trânsito. Isso, sobretudo, em faixa de pedestres.


O documento cita, por exemplo, pesquisa da Austrália, que revelou queda de 59% de acidentes com pedestres após melhorias de iluminação pública em suas vias. No caso dos ciclistas, não é diferente. Uma boa iluminação pública influencia a condução das bikes. Ver e ser visto é primordial para a segurança de quem pedala.


 
 
 

Comentários


LOGO_00_Prancheta 1 cópia 22.png

Contato: (65) 3667-1979  /  (65) 99967-6761

©2024 por Solvaz Engenharia

  • Facebook
  • Instagram
  • Whatsapp
bottom of page