Primeiro ônibus brasileiro movido por energia solar já rodou 120 mil kmA fonte de abastecimento é um
- StorLabs Omni Marketing
- 24 de ago. de 2022
- 1 min de leitura
A fonte de abastecimento é um parque solar na UFSC, mas o veículo pode ser recarregado em qualquer ponto disponível.
Pesquisadores do Laboratório Fotovoltaica, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com grandes empresas WEG, Marco Polo e Eletra, desenvolveram um ônibus totalmente movido a energia solar. O veículo elétrico já rodou 100 mil quilômetros sem apresentar nenhum tipo de problema e sem usar combustíveis. O processo de montagem do novo ônibus é todo feito no Brasil, com peças nacionais.
O protótipo recebeu o nome de ebus e é uma ótima alternativa para veículos movidos a combustíveis fósseis em um momento em que a gasolina e o diesel alcançam preços altíssimos. A inovação recebeu o título de primeiro veículo elétrico que possui uma bateria movida totalmente por energia solar fotovoltaica. Saiba mais sobre as características desse ônibus e como ele percorreu 100 mil quilômetros.
O novo veículo elétrico criado em Santa Catarina, na parceria com a WEG, é recarregado na estação do Laboratório Fotovoltaica, da UFSC, e tem sido usado para o transporte de alunos, visitantes e professores do campus, localizado em Florianópolis. O ônibus tem uma rota própria e após cumpri-la, ele para na estação de carregamento para recarregar.
A inovação criada em Florianópolis funciona como um verdadeiro laboratório ambulante para estudos de sustentabilidade e mobilidade elétrica. Durante a movimentação pela rota estabelecida, o ônibus é analisado quanto ao desempenho da bateria, da tecnologia instalada e de eficiência. Se tudo der certo, os pesquisadores desejam colocar esse modelo para produção em larga escala e implementar para o transporte público ao nível nacional.
A notícia completa você confere no site: clickpetroleoegas.com.br







Comentários