top of page

No frio, sua conta de energia pode aumentar até 30%

  • Foto do escritor: Thais Mariano da Costa
    Thais Mariano da Costa
  • 8 de jun. de 2023
  • 2 min de leitura

ree

Com a queda nas temperaturas, as concessionárias de energia elétrica voltam suas preocupações para o aumento no consumo de energia elétrica residencial. Um banho prolongado, com uso do chuveiro elétrico na chave inverno pode gerar um aumento de até 30% na conta de energia.


O alerta foi dado pelo gerente de Relacionamento da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Hudson Elvis Ferreira, em entrevista ao programa JM News 1ª Edição, da Rádio JM, destacou que a simples mudança na posição do chuveiro elétrico de verão para inverno e o prolongamento do banho pode trazer uma surpresa desagradável para o consumidor.


“A nossa atenção, no caso do consumidor residencial é quanto ao uso do chuveiro elétrico. Por isso, nós alertamos quanto ao prolongamento do banho. Pode-se até mudar a posição do verão para inverno, mas é bom reduzir o tempo que a pessoa ficará embaixo do chuveiro”, alertou Hudson.


Ele destacou que é preciso que o consumidor avalie que todo o tempo excedente no chuveiro após a higienização (molhar, passar o sabonete e enxaguar) é considerado desperdício. “Algumas pessoas, após a higienização permanecem por um longo período embaixo do chuveiro para aproveitar a água quente. Por isso, alertamos sobre os gastos, com esse excesso”, alertou.


Em relação ao período do verão, marcado por elevação nas temperaturas, a preocupação se volta para o cliente de estabelecimentos comerciais, por conta do uso do ar-condicionado. “O uso do ar-condicionado por tempo prolongado é maior em estabelecimentos comerciais, do que nas residências. O cliente residencial tem maior consumo no inverno, por conta do uso prolongado do chuveiro”, explicou.


Hudson também chamou a atenção para os clientes residenciais que possuem o sistema de aquecimento solar. “Muitos imaginam que por possuírem esse sistema de aquecimento, podem prolongar o tempo do banho no chuveiro. Mas, esse sistema tem uma capacidade limitada. Então, é preciso um certo cuidado. Ao ligar o chuveiro na chave inverno, junto com o sistema de aquecimento solar, pode gerar um consumo maior para aquele cliente”, ressaltou Hudson.


Vale lembrar que apesar da bandeira tarifária ainda ser a verde, a conta de luz está mais cara para residências atendidos pela Cemig. A Revisão Tarifária Periódica (RTP) foi anunciada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).


Para os consumidores de baixa tensão, como casas, comércio e propriedades rurais, o aumento médio será de 15,55%. Já para os de alta tensão, como indústrias, grandes empresas e shoppings, o efeito médio será de 8,94%. No geral, o reajuste médio será de 13,27%.


 
 
 

Comentários


LOGO_00_Prancheta 1 cópia 22.png

Contato: (65) 3667-1979  /  (65) 99967-6761

©2024 por Solvaz Engenharia

  • Facebook
  • Instagram
  • Whatsapp
bottom of page