top of page

Entenda o Que São Projetos Elétricos de Baixa Tensão

  • Foto do escritor: Thais Mariano da Costa
    Thais Mariano da Costa
  • 15 de mar. de 2023
  • 3 min de leitura

ree

A construção de uma residência envolve muitas etapas que, por vezes, são desconhecidas do proprietário, como a infraestrutura elétrica (uma das principais). Um bom projeto elétrico permite que o imóvel esteja seguro quanto às falhas no sistema elétrico, como os curtos-circuitos, e tenha o fornecimento e distribuição de energia elétrica de acordo com a necessidade do local.


Em geral, para residências e grande parte das empresas, o recomendado são os projetos elétricos de baixa tensão e, neste artigo, você confere o que são esses projetos e quais os aspectos que você deve se atentar no momento da instalação. Continue a leitura para saber mais.


O Que é um Projeto Elétrico?


Um projeto elétrico é responsável por orientar a montagem das instalações elétricas de um imóvel, assegurando a qualidade e a segurança da instalação. Cada projeto é realizado a partir das necessidades do cliente, isso significa que não existe um projeto “padrão”, pois, para cada ambiente, o engenheiro deve desenvolver um projeto personalizado e de acordo com a demanda do local.


Para a elaboração de um bom projeto, a fim de evitar desperdícios, o ideal é que algumas etapas sejam cumpridas, como a análise da arquitetura e entrevista com o cliente. Durante a análise da arquitetura, o projetista avalia a planta baixa da edificação e, através dela, determina o traçado para a alimentação das cargas com o objetivo de obter a melhor relação técnica-econômica. O cliente, por sua vez, informa detalhes mais específicos como, por exemplo, a previsão de cargas futuras ou locais onde deseja instalar tomadas e iluminação. Após atentar para todas as particularidades, o profissional está apto para elaborar o projeto.


Por fim, com o projeto pronto e assinado por um engenheiro eletricista, é possível iniciar a execução da instalação elétrica do imóvel a partir dos diagramas unifilar e multifilar, juntamente ao memorial técnico descritivo. Ao final da realização da obra, você tem a segurança de que as instalações elétricas são de qualidade e vão proporcionar conforto e segurança para a sua família. Na sequência deste artigo, explicamos mais sobre como funcionam os projetos elétricos de baixa tensão. Continue a leitura.


Projetos Elétricos de Baixa Tensão


De forma simplificada, são classificadas como baixa tensão as instalações elétricas que têm tensão entre 50 e 1000 volts em corrente alternada ou entre 120 e 1500 volts em corrente contínua. Ou seja, os imóveis em geral, como casas, apartamentos e imóveis comerciais, cuja tensão de fornecimento é de 127V ou 220V, são consideradas de baixa tensão.


Projetos Elétricos Residenciais


Para a elaboração de um projeto elétrico residencial, é necessário que o engenheiro responsável tenha conhecimento da planta baixa do imóvel, saiba quais as necessidades atuais do cliente e também preveja futuras expansões. A partir dessas informações, o profissional pode elaborar o projeto e iniciar a execução da instalação da rede elétrica da casa.


Projetos Elétricos Industriais e Comerciais


Indústrias e comércios tendem a demandar mais energia elétrica do que residências, pois têm equipamentos de maior potência funcionando diariamente. As etapas para a elaboração do projeto são semelhantes às do projeto residencial, pois ainda é necessário ter acesso à planta baixa do local e saber quais as necessidades do cliente. Entretanto, a complexidade é maior, pois nessas unidades consumidoras a utilização de cargas específicas, como, por exemplo, motores elétricos, máquinas de solda e freezers, exigem uma atenção especial, sobretudo no que diz respeito ao dimensionamento dos condutores e dos dispositivos de proteção. Com a coleta de todas as informações, o engenheiro eletricista pode elaborar o projeto adequado para a demanda do negócio.


Quais os profissionais responsáveis pelos projetos elétricos de baixa tensão?


Engenheiros civis que possuem registro profissional no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), técnicos e arquitetos também vinculados aos seus respectivos conselhos de classe podem assinar projetos elétricos simples. Mas, para os projetos maiores, apenas engenheiros eletricistas estão legalmente habilitados para assinar a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), documento expedido pelo CREA e que confere segurança ao cliente através da reponsabilidade do profissional sobre o projeto em questão.


O recomendado é contratar uma empresa especializada em projetos de gestão de energia elétrica, que conta com uma equipe de profissionais, engenheiros eletricistas altamente qualificados para atender as suas necessidades e garantir um projeto seguro e de alta qualidade.


 
 
 

Comentários


LOGO_00_Prancheta 1 cópia 22.png

Contato: (65) 3667-1979  /  (65) 99967-6761

©2024 por Solvaz Engenharia

  • Facebook
  • Instagram
  • Whatsapp
bottom of page