Energia solar: usinas centralizadas ultrapassam os 10 GW no Brasil
- Thais Mariano da Costa
- 15 de set. de 2023
- 2 min de leitura

As usinas solares centralizadas somaram 10,4 GW de capacidade instalada no Brasil em agosto, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). No último mês, 15 usinas fotovoltaicas entraram em operação, com 744,7 MW de capacidade.
Com isso, a energia solar já responde por 5% de toda a potência do país, de 195 GW, segundo o sistema de informações de geração da Aneel.
Minas Gerais tem a maior capacidade instalada, com 101 unidades e 3,6 GW de potência outorgada. Também ultrapassam 1 GW de capacidade decorrente de fonte solar os estados da Bahia (71 unidades, 2,1 GW) e do Piauí (50 unidades, 1,5 GW).
O Brasil está entre os 10 países com maior capacidade de geração de energia solar do mundo. Isso se deve em grande parte à geração distribuída, que soma uma capacidade instalada de 23,4 GW, de acordo com a Aneel.
A geração distribuída é conectada à rede de distribuição, diferentemente da centralizada, que é ligada à rede de transmissão, da mesma forma que usinas de outras fontes, como hidrelétricas, térmicas e eólicas.
Atualmente, há 2,1 milhões de sistemas de geração distribuída solar no país, que atendem mais de 3 milhões de unidades consumidoras, segundo o painel de dados de geração distribuída da agência.
O estado com maior potência instalada em micro e minigeração distribuída de fonte solar é São Paulo (339 mil sistemas, 3,2 GW instalados), seguido por Minas Gerais (256 mil sistemas, 3,1 GW) e Rio Grande do Sul (271 mil sistemas, 2,4 GW). Somente em 2023, 446,9 mil sistemas foram instalados em todo o país, com uma oferta de 5,3 GW.
A notícia na íntegra você confere em: Ranking de energia solar: usinas centralizadas superam 10 GW no Brasil (epbr.com.br)







Comentários