Energia elétrica: veja como deixar a conta mais barata economizando energia em casa
- Thais Mariano da Costa
- 17 de out. de 2023
- 3 min de leitura

Baseado na iminência de um novo reajuste na tarifa energética do Amapá, o g1 consultou o Christian Monte, engenheiro do programa de eficiência energética da Cea Equatorial para saber de que forma a população pode economizar energia sem perder o conforto em dias mais quentes no Estado. Veja:
É possível economizar energia em casa? De que forma?
Sim! Algumas ações básicas, são de suma importância para economizar energia elétrica, são elas:
• Valorize a luz natural – essa é uma das práticas mais benéficas, por meio dessa iniciativa, é possível otimizar a capacidade de iluminação dos ambientes, reduzindo a necessidade de ligar luzes artificiais e, ainda, ter mais conforto visual e bem-estar ao aumentar o contato com a luz solar.
• Troque suas lâmpadas – a iluminação artificial é responsável por cerca de 20% do consumo total de uma residência, por isso, é importante optar por modelos demandem menos consumo. Uma boa opção na escolha é a lâmpada de LED, já que são 80% mais econômicas e as lâmpadas incandescentes e 30% mais econômicas que as fluorescentes.
• Tire os aparelhos eletrônicos da tomada – é fato dizer que tirar os aparelhos eletrônicos da tomada pode realmente reduzir o consumo de energia elétrica.
• Diminua o uso de aparelhos como central de ar, ferro elétrico, chuveiro e máquina de lavar – o uso desses aparelhos compõe em boa parcela do consumo de energia, buscar sempre utilizar esses equipamentos de forma consciente.
• Utilize geladeira eficiente – esse aparelho é responsável pela maior fatia do consumo de energia de uma residência, optar por utilizar uma geladeira com SELO PROCEL, é uma baita jogada para economizar energia.
Existe horário em que o consumo de energia fica mais caro? Se sim, por quê?
Sim! Existem horários em que a energia é mais demanda, que chamamos de horário de ponta (19h às 22h), e conseguintemente, sua utilização fica mais cara. Já o horário fora de ponta (23h ás 18h), é aquele onde a demanda de consumo de energia é menor.
Lâmpadas de led, realmente são mais econômicas?
A tecnologia Diodo Emissor de Luz (LED) pode chegar a uma economia de até 80% de energia quando comparada lâmpada incandescente e 30% em relação a fluorescente, por isso, é muito importante essa substituição de equipamento.
É possível saber qual eletrodoméstico consome menos energia?
Antes de comprar um aparelho o consumidor dever se atentar a dois pontos:
1- verificar se o aparelho possui Selo PROCEL de Economia de Energia, que indica ao consumidor se o aparelho consome menos energia que outro equivalente sem o selo.
2- se atentar ao Selo INMETRO de Eficiência Energética, onde o consumidor pode analisar o nível de eficiência que o aparelho possui. As letras que aparecem são de “A” a “G”,( A é a mais eficiente e G é menos). Com isso, o consumidor garante estar adquirindo um produto eficiente.
Como economizar sem sentir tanto desconforto?
A maioria da população recorre aos aparelhos de ar condicionado e centrais de ar. Estes aparelhos nos ajudam a ter conforto térmico, mas precisam ser usados de forma correta, pois podem impactar no valor da conta de energia. Algumas dicas sobre o melhor uso:
• Na hora de adquirir o aparelho, escolha os produtos que contenham SELO PROCEL e Classificação A em economia;
• Instale o aparelho na área superior do ambiente;
• Mantenha o aparelho na temperatura adequada sendo ela 23°C. Não deixe o ar ligado com portas e janelas abertas;
• Faça a manutenção e a limpeza do aparelho de forma periódica.
O artigo na íntegra você confere em: Energia elétrica: veja como deixar a conta mais barata economizando energia em casa | Amapá | G1 (globo.com)







Comentários