Consumo de energia elétrica aumenta 17,8% em Mato Grosso e é o terceiro maior do país
- Thais Mariano da Costa
- 1 de nov. de 2023
- 1 min de leitura

Com temperaturas mais altas em grande parte do país na comparação com a primeira quinzena de outubro de 2022, Mato Grosso apontou o aumento de 17,8% no consumo de energia elétrica, perdendo apenas para o Acre (25,8%) e Maranhão (19%). Os dados são do boletim da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Na primeira quinzena de outubro o consumo de energia elétrica, no Sistema Interligado Nacional (SIN), registrou 67.627 MW médios, significando um aumento de 4,2% em relação ao mesmo período de 2022. Com impacto de dados incompletos, o Ambiente de Contratação Livre (no qual o consumidor pode escolher o seu fornecedor e negociar contratos personalizados) apresentou oscilação negativa de 0,2% e o Ambiente de Contratação Regulada (concessionárias como a Energisa) registrou alta de 7%.
Entre os ramos de atividade, os ramos com maiores crescimentos foram extração de minerais metálicos (9,3%), Bebidas (6,1%), Comércio (6,0%) e Serviços (5,3%). Entre as maiores quedas estão os ramos de saneamento (-19,3%), veículos (-10,2%) e têxteis (-4,1%).
Em relação às fontes, as fotovoltaicas, as hidráulicas e as eólicas apresentaram aumento de 45,7%, 9,1% e 0,7%, respectivamente, enquanto as térmicas registraram queda de 18,4%.
Bandeira verde
O consumidor não pagará cobrança extra sobre a conta de luz em novembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira verde para o próximo mês para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional.
O nível de armazenamento dos reservatórios, informou a agência reguladora, atingiu 87% em média no início do período seco, o que explica o cenário favorável do momento.
A notícia na íntegra você confere em: Consumo de energia elétrica aumenta 17,8% em Mato Grosso e é o terceiro maior do país - O Documento







Comentários