top of page

Cientistas copiam fotossíntese para melhorar desempenho de painéis solares

  • Foto do escritor: StorLabs Omni Marketing
    StorLabs Omni Marketing
  • 8 de set. de 2022
  • 1 min de leitura

ree

Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, desenvolveram um sistema que imita o processo de fotossíntese das plantas para coletar energia solar. O novo semicondutor consegue transportar grandes quantidades luz por distâncias maiores, melhorando a eficiência de células fotovoltaicas.


Segundo os cientistas, essa nova estrutura — disposta em camadas sobre um dispositivo semelhante a um espelho — pode suportar estados híbridos de matéria leve, permitindo que a eletricidade seja levada de um ponto para outro, por trajetos muito mais longos.


“Uma das maneiras pelas quais as células solares perdem energia é nas correntes de fuga geradas na ausência de luz. Isso ocorre na parte da célula que pega os elétrons carregados negativamente e os "buracos" carregados positivamente, e os separa em uma junção entre diferentes semicondutores para criar a corrente elétrica”, explica o professor de engenharia Bin Liu, autor principal do estudo.


Imitando a natureza

Para contornar essa perda de energia, os pesquisadores criaram um sistema que copia o processo de fotossíntese aperfeiçoado há milhões de anos pelas plantas. Na natureza, as folhas possuem complexos parecidos com antenas que coletam luz nos cloroplastos, local onde os elétrons e os buracos carregados positivamente são separados para produção de açúcar.


leia: br.financas.yahoo.com

 
 
 

Comentários


LOGO_00_Prancheta 1 cópia 22.png

Contato: (65) 3667-1979  /  (65) 99967-6761

©2024 por Solvaz Engenharia

  • Facebook
  • Instagram
  • Whatsapp
bottom of page